A vice-presidente da Câmara, Márcia Baranda (União Brasil), participou da Corrida e Caminhada Janeiro Branco, evento realizado na noite de sexta-feira (31), encerrando a programação do mês dedicado à conscientização sobre saúde mental em Parintins. O evento terminou com uma soltura de balões brancos em frente à Praça da Catedral, simbolizando o compromisso com a prevenção e o cuidado com o bem-estar emocional da população.
Márcia Baranda destacou a importância da iniciativa e parabenizou os profissionais de saúde, servidores, a diretora do CAPS, Doricy Ribeiro, e toda a equipe da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer pelo empenho na realização das atividades. O vereador Fábio Cardoso (PODEMOS) também esteve presente no evento, assim como o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), a vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB).
“A saúde mental precisa ser tratada com seriedade e atenção. Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos nesta campanha, especialmente aos servidores da saúde, aos profissionais do CAPS, à diretora Doricy Ribeiro e a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. O comprometimento de cada um foi essencial para o sucesso desta iniciativa. Cuidar da mente é um ato de amor-próprio e também um compromisso social. Que possamos fortalecer essa rede de apoio e incentivar cada vez mais iniciativas como essa.”
Márcia Baranda, vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins
O Janeiro Branco é uma campanha nacional criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com o objetivo de reforçar a importância da saúde mental. Em Parintins, a Prefeitura e a Câmara Municipal uniram esforços para promover diversas ações ao longo do mês.

Palestra na Câmara Municipal de Parintins
Como vice-presidente da Câmara, Márcia Baranda, junto com a mesa diretora, organizou no dia 17 de janeiro de 2025 a palestra “Sua Saúde Mental Importa”, ministrada pela psicóloga clínica Edclea Cardoso. O evento aconteceu no plenário Raimundo Almada e contou com a participação de servidores da Casa e representantes do CAPS 2.
Durante a palestra, Márcia Baranda reforçou a importância do cuidado com a mente e o desenvolvimento da sensibilidade no dia a dia. Para ela, uma vida equilibrada exige tanto a saúde física quanto a mental.