Uma das grandes estrelas do Lançamento do Dardo brasileiro, o amazonense Pedro Nunes (Endurance Sports-AM) ficou com a segunda posição no Grande Prêmio Brasil de Cuiabá, que aconteceu nesta quarta-feira (15), no Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso. O atleta acabou parando na marca de 78.26 metros, ficando distante do resultado que cravou no último domingo (12), quando estabeleceu o recordo sul-americano e brasileiro com os 85.11m, no Ibero-Americano.
A marca de Pedro o fez ficar há 39 centímetros do índice olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A treinadora do amazonense, Margareth Bahia Haiden até atribuiu ao cansaço, pela proximidade de uma competição e outra, para o desempenho um pouco abaixo da média de Pedro nesta quarta-feira. “Hoje o Pedro estava cansado, infelizmente lhe faltou um trabalho de recuperação. Ele estava com o braço direito bloqueado, mas vamos manter o trabalho e a recuperação para que ele possa competir melhor no Rio”, avaliou sua treinadora.
A vitória da prova ficou com o brasileiro Luiz Mauricio Dias da Silva, que lançou 80.77m. Além deles (com o Pedro ficando em segundo com 78.26m), o terceiro lugar ficou com o colombiano Billy Williams Júlio Lopes, com a marca de 72.78m. A quarta posição foi de Lars Anthony Flaming, do Paraguai, com 69.88m. Também paraguaio, Larson Giovanni Diaz Martinez cravou 67.44m e o brasileiro Bruno Rodrigues de Farias fez 64.83m.
Com competidores vindos vários lugares do mundo, o Grande Prêmio Brasil faz parte do calendário do World Athletics, com provas de 200 m, 400m, 800m, 400m com barreira, salto triplo, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento de disco, feminino e masculino. 100m com barreira e salto com vara, feminino, além de 110 m com barreira e 1.500m, masculino. O GP Brasil agora segue para Niterói, na nova pista da Universidade Federal Fluminense, neste domingo (19).