Vereador Marcus Cursino solicita mapeamento e adequação de portos alternativos para zona rural durante seca em Parintins

O vereador Marcus Cursino (União Brasil) apresentou indicação sugerindo à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a realização do mapeamento e adequação dos locais utilizados como portos pela população da zona rural durante o período da seca.

A proposta tem como objetivo garantir melhores condições de mobilidade fluvial para comunidades ribeirinhas que, durante a estiagem, enfrentam sérias dificuldades para atracar embarcações nas áreas tradicionalmente usadas durante a cheia, como a orla da Francesa e do Macurany.

“Essas áreas se tornam inviáveis para atracação na vazante dos rios, prejudicando não apenas o transporte de pessoas, mas também o deslocamento de estudantes, pacientes e o escoamento da produção agrícola. Temos o dever tratar com respeito e dignidade a população da zona rural”, destacou Marcus Cursino.

Segundo ele, a identificação e preparação de pontos alternativos de atracação são medidas urgentes e necessárias para reduzir riscos e transtornos enfrentados por milhares de famílias que dependem do transporte fluvial. A adequação desses locais traria mais segurança, organização e eficiência logística no período da estiagem.

A medida poderá beneficiar diretamente comunidades rurais e ribeirinhas que enfrentam desafios históricos de acesso e mobilidade durante os meses de seca na região amazônica.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo